12 de set. de 2016

Curso novo no Espaço Cuidar: Recursos arteterapêuticos na psicoterapia infantil de base fenomenológico-existencial

Estamos com projeto novo saindo do forno! Um curso que unirá a Fenomenologia Existencial, a Arteterapia e o trabalho clínico infantil.




Trabalhar com crianças em psicoterapia é, necessariamente, entrar em seu mundo e estabelecer o contato com ela a partir de sua linguagem própria, que é o lúdico, o brincar, o estar junto. Nesse sentido, é imprescindível que o profissional tenha uma gama de recursos lúdicos para apresentar à criança, pois só assim poderá compreender o seu modo de ser. 

Buscamos na Arteterapia as propostas a serem oferecidas no trabalho terapêutico infantil. A Arteterapia abre um universo de possibilidades a serem construídas no caminho em busca de superações e ressignificações. São diversos os materiais utilizados, cada qual com sua especificidade e objetivo. Falaremos sobre isso no curso - o que promove o trabalho com cores, com argila, a importância da colagem, entre tantos outros recursos expressivos que serão apresentados. 

Nosso olhar é o da Fenomenologia, que acolhe o que a criança nos entrega sem pré-determinações. É a criança que nos mostra o seu mundo, a partir de sua criatividade, e em uma relaçao de parceria e cumplicidade vamos ampliando o nosso horizonte de compreensão.

O curso acontecerá em um fim de semana, e está estruturado da seguinte maneira: 
Iniciaremos com uma exposição teórica sobre os principais fundamentos da Fenomenologia Existencial, o trabalho com a criança, e a apresentação dos recursos arteterapêuticos que podem ser aplicados nesse contexto.

Porém, nossa proposta é que seja um curso predominantemente vivencial, pois quando o profissional propõe à criança uma atividade expressiva, é importantíssimo que ele tenha tido a vivência prévia com tal recurso. Isso faz toda a diferença! 
Dessa forma, preparamos um roteiro de vivências para que os alunos experienciem as técnicas que poderão ser utilizadas com seus clientes. Esse roteiro também foi pensado de forma que o aluno faça uma jornada interna de resgate à sua criança interior, pois é cuidando dela que podemos oferecer o cuidado para a criança que está fora. 

Teremos vivências para cada fase do trabalho infantil: 
- O início, a acolhida e a formação de vínculo;
- A avaliação psicólogica da queixa apresentada;
- O trabalho psicoterapêutico propriamente dito;
- O momento da alta.

Além das atividades vivenciadas, será entregue uma apostila com outros recursos arteterapêuticos, complementando o conteúdo do curso.

Público Alvo: Psicólogos, psicopedagogos e estudantes dessas áreas.

Data: 26 e 27 de novembro de 2016

Horário: 8h30 às 18h00

Valor: R$ 500,00 (Pagamento via PagSeguro, facilitado em até 18x) – Material de todas as vivências incluso.

Local: Espaço Cuidar – Clínica Psicológica e Centro de Estudos
Rua Paulistania, 242 – Sala 12 – Vila Madalena (próximo à estação do metrô Vila Madalena)

Profissionais:
Anna Paula R. Mariano – Psicoterapeuta Existencial, Arteterapeuta e coordenadora do Espaço Cuidar
Audrei Souza – Psicóloga, Coach, Terapeuta Floral e Arteterapeuta
Rosane Cotta Seilhe Perrote – Terapeuta Naturista e especializanda em Arteterapia

Para fazer inscrição:
Clique aqui para acessar o site do Espaço Cuidar, clique no link referente ao curso e siga os passos que serão orientados.

Mais Informações: espacocuidar@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário