13 de mar. de 2016

A minha jornada - Uma breve apresentação

Há mais de vinte anos fiz uma das escolhas mais importantes da minha vida: estudar Psicologia. Encantei-me desde a primeira aula e tive a certeza: estou no caminho certo!
E esse caminho foi se revelando cada vez mais desafiador; Novos ciclos, novas possibilidades e novos encantamentos. Fui descobrindo a complexidade do ser humano ao me deparar com o universo singular de cada existência.
Esse universo abarca todas as possibilidades de realização que uma pessoa é capaz de colocar em prática, a partir de suas escolhas, às quais vão compondo sua história de vida.
Ao trabalhar como psicóloga, mudanças profundas aconteceram em mim, pois estar com o outro em um contexto terapêutico (mas não só), abre espaço para uma entrega intensa ao que é próprio do humano. E não é possível sair ilesa desse encontro!
E ao longo de anos trabalhando com pessoas, descobri que uma das coisas mais belas que carregamos em nossa essência é a criatividade. A partir da força criativa conseguimos ter a flexibilidade para escolher novos caminhos quando a vida nos convoca à ação, quando nos tira de nosso "lugar de conforto" Exercer a criatividade em nosso cotidiano é uma forma de estar em harmonia e manter a sanidade. Diante de situações difíceis, que se apresentam sem solução, a criatividade oferece um alento à alma na medida em que amplia nosso horizonte e nos faz enxergar caminhos escondidos sob o disfarce daquilo que é conhecido.
Por esse motivo, fui em busca de uma compreensão maior sobre o fenômeno da criatividade, e a Arteterapia se revelou um caminho excelente para isso, principalmente por trazer ao campo terapêutico algo que sempre foi muito presente em minha vida: a Arte!
Uma frase de Ferreira Gullar expressa muito bem o que eu sinto em relação à Arte: “A Arte existe porque a vida não basta”. É isso, a Arte é a expressão criativa do ser humano, é o caminho que leva ao encontro daqueles cantinhos internos onde a palavra não chega.
E assim, ligando a Arte à Psicologia, consigo compreender melhor o ser humano e, como profissional, oferecer recursos consistentes a todos aqueles que se aventuram na jornada do autoconhecimento.
Romper padrões, mergulhar em si mesmo, descobrir potenciais, exercer sua autonomia e liberdade de escolha, com responsabilidade e cuidado consigo, com o outro e com o mundo, autenticar sua força criativa, perceber-se em construção, sempre... Esse é o trabalho que realizo a partir da Arteterapia. E é nisso que eu acredito!

Formação
Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2000
Primoramento e aperfeiçoamento em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas/FMUSP, em 2002 e Hospital do Servidor Público Municipal, 2003.
Formação em Psicoterapia Fenomenológico-Existencial pelo Centro de Psicoterapia Existencial, 2006
Arteterapia Gestáltica para psicoterapeutas, pelo Instituto de Gestalt de São Paulo, em 2013
Pós-graduação em Arteterapia Aplicada: saúde, artes, educação e organizações, pela Unip (em formação, finalizando no primeiro semestre de 2016).
Outros cursos realizados no Sedes Sapientiae:
Individuação e Alquimia, pelo Sedes (2015)
Arteterapia: Noções básicas em atelier (2011)
As possibilidades do contador de histórias no mundo contemporâneo (2005)

Anna Paula Rodrigues Mariano
Psicóloga - CRP: 06/61948

Nenhum comentário:

Postar um comentário